"Permanece cego quem não deseja ver melhor". Spurgeon

sábado, 8 de outubro de 2011

O que você vê?

"Eles foram para Bestsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando-lhe que tocasse nele. Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa?" Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando". Mais uma vez Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente". (Mc.8.22-25).

 Este texto me fez refletir acerca das pessoas com as quais convivemos todos os dias. São amigos, parentes, vizinhos, e pessoas que apenas cumprimentamos rotineiramente, dia após dia, mas sem tanta afinidade como os descritos anteriormente.
O texto Bíblico diz que algumas pessoas o levaram até Jesus. Este cego sofria de uma enfermidade física que lhe impossibilitava por certo de fazer algumas coisas e estas pessoas que não sabemos quem eram queriam que Jesus o curasse, queriam que sua vida tivesse um direcionamento diferente daquele que estava vivendo, eles o conduzem à Jesus. em muitos lugares que passava Jesus realizava milagres de acordo com a fé encontrada. Estas pessoas tinham fé que Jesus de Nazaré poderia curá-lo e o encaminham a ele.
Aquele homem teve um encontro direto e individual com Jesus. Jesus o toma pela mão e leva-o para fora da aldeia. Há muitas pessoas hoje que sofrem de algum mal, pessoas do nosso convívio, pessoas amigas, pessoas da nossa própria famíli nas quais queremos ver o milagre de Jesus atuar em suas vidas. E quando há um encontro com Jesus ele acontece de forma pessoal e única. Observo aqui alguns aspectos:

  • Precisamos levar nossos amigos até Jesus.
Jesus vivia cercado por multidões e muitas pessoas ficavam por certo à margem do contato físico com ele e alguns que padecia de algum mal talvez nem tivessem condições de chegar a ele. Elas eram conduzidas por alguém, ou por algum grupo de pessoas até que podiam finalmente estar frente e frente com Jesus. Há muitas pessoas ao nosso redor que por motivo ou outro não conseguem chegar à Jesus, sendo impossibilitadas de um contato direto com ele. Problemas, dificuldades financeiras, familiares se tornam barreiras enormes para estas pessoas, sem direção espiritual estas dificuldades podem se tornar ainda maiores. Como aquelas pessoas que o levaram ali para o encontro de Jesus precisamos nos compadecer de nossos amigos cegos espiritualmente e conduzí-los ao Salvador. Temos esta responsabilidade espiritual sobre estes que carecem da intervenção de Jesus em suas vidas para a restauração da cegueira da alma.
  • Todo encontro pessoal com Jesus produz mudanças.
Aquele homem teve parte da visão restabelecida e via homens como árvores. Note que parte da visão foi restabelecida. Hà muitas pessoas que conhecemos, amigos, parentes que conhecem parcialmente à Jesus. Vão a igreja, cantam hinos, são amigos dos cristãos mas ainda não se tornaram como um deles. Parte da visão foi recobrada mas parte ainda está obscurecida. A verdade acerca da salvação é uma: "todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Rm.3-23). O ser humano está separado de Deus pelo pecado e só terá esta separação desfeita quando se permitir a ação total de Jesus em suas vidas. Quando no contato com o Mestre não se limite apenas a tocá-lo mas em deixa que sua ação seja completa, salvadora, plena. Quando conduzimos nossos amigos à Jesus esperamos que sua obra seja completa e não parcial. Ninguém se alimenta parcialmente num jantar e fica plenamente satisfeito, ninguém escreve meio texto e espera que seja completamente entendido. Todo trabalho eficaz é feito de forma completa. Não podemos pensar que se formos simpatizantes dos cristãos termos salvação plena, iremos para o céu, que não teremos que dar contas à Deus de nossas atitudes. é preciso se render ao Senhor para que sua obra seja completa.
  • Esteja atento ao toque de Cristo.
Aquele homem pela segunda vez foi tocado por Jesus e tudo distinguia de modo perfeito. Muita gente tem a oportunidade do segundo toque de Jesus em suas vidas mas muita gente não! Algumas pessoas no fim da vida só poderão dizer: estive perto de Jesus mas não lhe permiti tocar-me, não pude experimentar um contato pessoal e real com ele. Ah, que cena lamentável ver pessoas queridas perdidas, longe do Salvador. Pessoas que eram boas, que não praticavam o mal, mas que não tinham Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas! Com apenas um toque Jesus pode tirar toda a cegueira que te cerca, e a medida que se pertimi ser tocado por ele mais amigo dele você se torna. São seja apenas ouvinte da Palavra de Deus, seja praticante, não contente-se em apenas ver "árvores", esteja sempre próximo de Jesus, queira sentar-se junto a mesa com ele e deliciar-se das bênçãos espirituais que ele pra você. Por mais que sejamos amigos, vizinhos e parentes de pessoas queridas, cada um dara conta de si pra Deus, é uma decisão pessoal, mas precisamos levá-los até Jesus, ao seu toque transformador. Esta é nossa responsabilidade como cristãos, conduzí-los à abertura dos olhos espirituais, mais do que cura física, cura da alma!

 Meu querido amigo, espero sinceramente que você tenha um encontro pessoal com Jesus, que ele tranforme sua visão a respeito dele e que você possa enxergar melhor com os olhos da fé!

Meu querido irmão, meu desejo é que você seja como aquelas pessoas, sempre disposto à levar amigos, parentes, queridos à Jesus para que seus olhos sejam abertos e que sejas um canal de bênçãos na vida dessas pessoas! Amém!

Um comentário: